16.6.09

Cineclube Natal - 161ª sessão: Plataforma



Público natalense terá o privilégio de assistir
"A Plataforma", no Cinéphilie
- Em convênio com o Ministério das Relações Exteriores da França, o Cineclube Natal e a Aliança Francesa trazem o aclamado filme chinês, não lançado no Brasil -

Nesta quarta-feira, dia 17 de junho de 2009, o Cineclube Natal apresentará, em parceria com a Aliança Francesa dentro do projeto Cinéphilie, o filme A Plataforma (Zhantai, China/França/Japão, 2000), do diretor Jia Zhang-ke. A sessão começa às 17:00 horas e a entrada é franca. A classificação indicativa é 14 anos.


Um grupo de teatro amador da cidadezinha de Fenyang, na China, ganha a vida encenando e exaltando as ações do ditador Mao Tse Tung. O jovem Minliang é um dos atores e, quando não está ocupado com as atividades do grupo, fica com a jovem Ruijuan, com quem tem uma relação muito conturbada. E não demora para que ele descubra que a namorada está prometida a outro homem. Os meses passam e chegam os anos 80, sendo que com a abertura do mercado chinês o país começa a ter contato com a cultura ocidental e os hábitos que antes eram proibidos pelo regime político (como fumar, por exemplo) agora são permitidos. Diante da nova situação social e econômica do país, o futuro do grupo de teatro, mantido com verba estatal, é incerto.

A grande virtude do diretor Jia Zhang-ke ("Prazeres Desconhecidos", "Inútil", "O Mundo" e o inédito no Brasil "Pickpocket") reside no carinho e no tempo que dedica a seus personagens para que eles existam, na maneira como filma seus desejos e o espaço onde vivem. Plataforma herda seu nome de uma canção homônima, muito popular nos anos 80, um rock que expressa em sua letra o caráter sem muita esperança de toda uma geração, tratando das expectativas para o futuro - e tem muita relação com a época em que o diretor do longa, Jia Zhang-ke, se tornou adulto. Com muito carinho e no entanto demonstrando toda a crueldade da situação, essa música é tocada no filme quando o caminhão que leva a trupe está enguiçado no meio de uma paisagem desértica. Ao longe, ouve-se um barulho: é um trem, algo que em Fenyang nunca existiu. Eles correm o mais rápido possível para vê-lo mais de perto, mas só conseguem chegar quando ele já passou. Triste e ao mesmo tempo vigoroso, Plataforma é um sopro de juventude e força, de devoção ao mundo (mesmo que o mundo não retribua) e de confiança nos poderes instauradores de mundo do cinema.


O diretor Jia Zhang-ke faz parte dos cineastas da chamada "6ª Geração" de realizadores chineses, que promoveu uma ruptura com a geração anterior, de autores como Zhang Yimou ou Chen Kaige, mais dedicados a produções lustrosas e a temáticas mais tradicionais. Este desejo de renovação, afirmado também por Jia, não parece refletir-se substancialmente no seu cinema, pelo menos a julgar por este filme, exceto se considerarmos apenas a falta de meios técnicos, o orçamento reduzido ou o desinteresse por qualquer conceito formal – tradicional ou experimental – em termos de fotografia, composição ou design de produção, o que confere ao filme um tom bastante realista.

A única oportunidade em que o filme chegou ao Brasil foi em 2001, na 25ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, já que não houve lançamento nos cinemas (nem ao mesmo no circuito "de arte") e nem em DVD. Portanto esta é uma oportunidade única e imperdível que o Cineclube Natal e a Aliança Francesa, em convênio com o Ministério das Relações Exteriores da França, promovem nesta quarta-feira, às 17hs.

Assista aqui ao trailer (com legendas em espanhol) de Plataforma:


Sessão Cinéphilie
Quarta-feira, 17 de junho
17 horas
Aliança Francesa
R. Potengi, 459, Petrópolis
Fone: 3222-1558
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 14 anos


Exibir mapa ampliado


[FICHA TÉCNICA: "PLATAFORMA"]
Título original: Zhantai
País: China, França, Hong Kong, Japão
Ano: 2000
Duração: 155 minutos
Cor: colorido
Idioma: mandarim,shanxi
Gênero: drama, histórico
Estúdio: Artcam International, Bandai Entertainment Inc., Hu Tong Communications, Office Kitano, T-Mark
Roteiro: Zhang Ke Jia
Direção: Zhang Ke Jia
Produção: Shozo Ichiyama, Kit Ming Li
Fotografia: Nelson Yu Lik-wai
Música: Yoshihiro Hanno
Direção de Arte: Sheng Qiu
Figurino: Lei Qi, Xiafei Zhao
Edição: Jing Lei Kong
Elenco: Hongwei Wang, Tao Zhao, Jing Dong Liang, Tian Yi Yang, Bo Wang, Sanming Han

Principais premiações: Prêmio NETPAC (Rede de Promoção do Cinema Asiático) no Festival de Veneza, Prêmios Don Quixote e FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema) no Festival de Friburgo, Melhor FIlme no Festival Internacional de Buenos Aires; Indicado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza


cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.twitter.com/cineclubenatal
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9404 – 8765



Nenhum comentário: