4.6.09

Cineclube Natal - 159ª sessão: A Viagem do Capitão Tornado


Venha viajar com o cinema italiano no Cine Café

Nesta sexta-feira, dia 05 de junho de 2009, o Cineclube Natal apresentará, em parceria com o Nalva Melo Salão Café, o filme A Viagem do Capitão Tornado (Il Viaggio di Captain Fracassa, 1990), do diretor italiano Ettore Scola. A sessão começa às 20:00 horas e a entrada custa R$ 2,00 (dois reais).


A trama se passa na França do ano de 1774. O último e faminto herdeiro da família Sigognac deixa o castelo de seus ancestrais para acompanhar um grupo de atores itinerantes, a caminho da corte do rei. Seduzido pela bela Serafina e pelo amor de Isabelle, o jovem Sigognac dará início a suas aventuras mas, no decorrer da difícil viagem, é a ingênua Isabelle que lhe conquista o coração e por ela Sigognac enfrentará seus maiores desafios. A pedido da amada, Sigognac vence sua timidez e se inicia no teatro, descobrindo neste, sua verdadeira paixão. A trama traz ecos do excelente "Rosencrantz e Guildenstern Estão Mortos", de Tom Stoppard - ambos os filmes usam artistas itinerantes para explorar a condição humana. O ótimo "Noites de Circo" de Ingmar Bergman também vem à mente, embora o tom sombrio deste seja em Scola, substituído pela sátira .

Infelizmente, A Viagem do Capitão Tornado, consiste num filme relativamente pouco conhecido do gênio italiano Ettore Scola - subestimado diretor, diga-se de passagem. Trata-se de uma refilmagem de uma película dos anos vinte, realizada pelo diretor Alberto Cavalcanti, baseado na célebre obra de Théophile Gautier. Sem dúvida, este trata-se de um dos melhores trabalhos de Scola, cujo grande elenco (os italianos Massimo Troisi e Ornella Muti, os franceses Emmanuelle Béart e Vincent Perez, dentre outros) eleva ainda mais este fantástico filme de época. Com certeza, o falecido Massimo Troisi rouba a cena com sua maravilhosa atuação como Pulcinella, o pallhaço.

O filme é muito bem dirigido por Ettore Scola, que coordena com maestria o tom satírico do enredo com um saudosismo por uma época que jamais voltará, além de indicar no final, o começo do declínio desta forma de fazer teatro, com a figura do "diretor" (e, consequentemente, com a departamentalização de funções no teatro) emergindo e lentamente sufocando toda aquela liberdade artística e saudável irresponsabilidade geral.

A mistura de franceses e italianos no elenco também destaca esse lado "multinacional" dessas famílias de atores da época, e as presenças de Ornella Muti e Emmanuelle Béart (belíssimas como sempre) não só enriquecem o filme como mostram que as mulheres tinham o seu nicho na "commedia dell'arte", sendo as únicas da companhia a não usarem máscaras nas apresentações, o que até ajudava a atrair atenção do público (e dos nobres) ao irem às peças para admirarem a beleza dessas atrizes. Diga-se de passagem, é curioso notar como vários aspectos da "commedia dell'arte" são observados no cinema e na TV comercial atual (exposição da beleza feminina, inserção de atores dentro de certos "moldes", fiapos de enredos batidos e previsíveis sendo usados em comédias, etc.), uma mostra de como este fenômeno teatral foi influente na cultura ocidental como um todo.

Visualmente a película também é um deleite, com sua curiosa mistura de cenografia teatral e realismo. Seu elegante e bem redigido roteiro, além de divertido, nos oferece momentos de sutil sabedoria. Uma verdadeira homenagem ao teatro itinerante, bem como seus heróicos artistas.

Assista aqui a um trecho (em francês e italiano) de A Viagem do Capitão Tornado:



Sessão Cine Café
Sexta, 05 de junho
20 horas
Nalva Melo Café Salão
Av. Duque de Caxias, 110, Ribeira
Fone: 3212-1655
R$ 2.00
Classificação Indicativa: livre


Exibir mapa ampliado


[FICHA TÉCNICA: "A VIAGEM DO CAPITÃO TORNADO"]
Título original: Il viaggio di Capitan Fracassa
País: Itália / França
Ano: 1990
Duração: 132 minutos
Cor: colorido
Idioma: italiano / francês
Gênero: comédia
Estúdio: Mario e Vittorio Cecchi Gori, Massfilm, Studio El
Roteiro: Théophile Gautier (romance "Le Capitaine Fracasse"), Vincenzo Cerami, Fulvio Ottaviano, Silvia Scola, Furio Scarpelli, Ettore Scola
Direção: Ettore Scola
Produção: Mario Cecchi Gori, Vittorio Cecchi Gori, Franco Committeri, Lucioano Ricceri
Fotografia: Luciano Tovoli
Música: Armando Trovajoli
Figurino: Odette Nicoletti
Desenho de Produção: Paolo Biagetti, Luciano Ricceri
Edição: Raimondo Crociani, Francesco Malvestito
Elenco: Vincent Perez, Emmanuelle Béart, Massimo Troisi, Ornella Muti, Lauretta Masiero, Toni Ucci, Massimo Wertmüller, Jean-François Perrier, Tosca D'Aquino, Claudio Amendola, Marco Messeri, Ciccio Ingrassia, Remo Grione

Principais premiações: Indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlin; Melhor Figurino e Melhor Desenho de Produção pelo Sindicato Italiano de Críticos


cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.twitter.com/cineclubenatal
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9995 – 4761

Nenhum comentário: