25.5.09

Cineclube Natal - 158ª sessão: O Mundo de Apu


Encerramento da Trilogia de Apu
no Cine Assembléia


A retrospectiva do mais importante diretor da Índia promovida pelo Cineclube Natal termina nesta quinta-feira, 28 de maio, no projeto Cine Assembléia, com o filme O Mundo de Apu (Apur Sansar, 1959), o terceiro longa que compõe a Trilogia de Apu (A Canção da Estrada; O Invencível), do diretor Satyajit Ray. A sessão é gratuita e começa às 18:00 horas no auditório da Assembléia Legislativa.


Agora, o jovem Apu é um estudante e escritor em Calcutá, quando vai a um casamento. Lá, vê-se, de repente, forçado a se casar com a noiva para salvá-la da maldição de ser abandonada no altar. Apaixonam-se depois, mas outra trajédia na vida de Apu colocará em cheque a sua felicidade. Aqui encerra-se uma das mais belas e honestas sagas do cinema.

A Índia possui uma das maiores cinematografias do mundo. É o único lugar que produz mais filmes que Hollywood, mas a maioria deles, melodramas cantados, é consumida só pelo público interno, não se destina à exportação. Satyajit Ray foi um dos raros diretores indianos a conseguir projeção internacional.

Até Hollywood se rendeu ao diretor nascido em 1921. Ele já estava no hospital, quando recebeu um Oscar especial de carreira, em 1992. Morreu menos de um mês depois. Deixou o legado de uma obra que pode ser desequilibrada estruturalmente, mas é sempre rigorosa do ponto de vista filosófico, humano e poético. Canção da Estrada, o primeiro filme da trilogia, inicia a história de Apu. O garoto nasce logo no começo e o filme mostra a dificuldade da família para sobreviver numa aldeia pobre. Apu, o pai, a mãe e a irmã. Uma narrativa de inspiração neo-realista, com contornos de fábula bucólica.

No segundo filme, O Invencível, a família muda-se para a cidade. Apu não se adapta, distancia-se da mãe. É quando vem a cena maravilhosa – ele recita uma poesia na aula. É como se Ray quisesse dizer que a beleza pode refulgir no ambiente mais miserável. Esse homem era um humanista – por mais que a palavra seja estranha nesses tempos de globalização. N'O Mundo de Apu, o herói casa-se com uma mulher rica e desenvolve um olhar contemplativo sobre o mundo. Os três filmes compõem um comentário sobre a evolução da Índia como sociedade industrial. Ray critica essa sociedade por ser corrupta, mas sua idéia é a de que o homem não precisa (nem deve) se corromper.

O diretor era filho de um poeta e pintor que morreu quando tinha apenas 2 anos. A família empobreceu, Ray teve de trabalhar muito cedo. Foi ser desenhista de publicidade, sendo que os desenhos o aproximaram do cinema. Resolveu ser cineasta e em 1947 fundou a Film Society. No começo dos anos 50, teve o encontro decisivo com Jean Renoir, que fora à Índia para fazer "O Rio Sagrado". Superando dificuldades, Ray fez, ao longo de vários anos, A Canção da Estrada, que ganhou o prêmio de melhor documento humano em Cannes, em 1956. No ano seguinte, ganhou o Leão de Ouro de Veneza com "O Invencível". O resto é história.

Assista aqui a uma cena (com legendas em inglês) de O Mundo de Apu:


Sessão Cine Assembléia
Quinta-feira, 28 de maio
18 horas
Assembléia Legislativa
Praça 7 de Setembro, s/n, Cidade Alta
Fone: 3232-5761
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre


Exibir mapa ampliado



[FICHA TÉCNICA: "O MUNDO DE APU"]
Título original: Apu Sansar
País: Índia
Ano: 1959
Duração: 105 minutos
Cor: preto e branco
Idioma: bengali
Gênero: drama
Estúdio: Satyajit Ray Productions
Roteiro: Bibhutibhushan Bandyopadhyay (romance), Satyajit Ray
Direção: Satyajit Ray
Produção: Satyajit Ray
Fotografia: Subrata Mitra
Música: Ravi Shankar
Desenho de Produção: Bansi Chandragupta
Edição: Dulal Dutta
Maquiagem:Sakti Sen
Som: Durgadas Mitra
Elenco: Soumitra Chatterjee, Sharmila Tagore, Alok Chakravarty, Swapan Mukherjee, Dhiresh Majumdar, Sefalika Devi, Dhiren Ghosh, Shanti Bhattacherjee, Abhijit Chatterjee, Belarani Devi

Principais premiações: indicado a Melhor Filme Estrangeiro no BAFTA.


cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.twitter.com/cineclubenatal
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9995 – 4761

Nenhum comentário: