6.5.09

Cineclube Natal - 155ª sessão: A Canção da Estrada


A verdadeira Índia no Cine Café


Nesta sexta-feira, dia 08 de maio, o Cineclube Natal em parceria com o Nalva Melo Salão Café, dará início às sessões dedicadas a uma das mais belas obras do cinema mundial, a chamada "Trilogia de Apu", do diretor indiano Satyajit Ray. O primeiro filme da trilogia, "A Canção da Estrada" (Pather Panchali, 1955) será apresentado no projeto Cine Café. A sessão começa às 20:00 horas e a entrada custa R$ 2,00 (dois reais). A parte restante da trilogia será exibida em nossas sessões regulares do Cine Vanguarda, no próximo dia 10, e Cine Assembléia, no dia 28 deste mês.


O filme narra as tragédias vivenciadas por uma pobre família brâmane em um vilarejo de Bengala na Índia do início do século 20. O patriarca, Harihara, é um sacerdote mundano, curandeiro, sonhador e poeta. Sabajaya, a mãe, trabalha para alimentar a família, que recebe com alegria e esperança a chegada de um novo filho, Apu. O filme "A Canção da Estrada”, bem como os outros que compõem a trilogia ("O Invencível" e "O Mundo de Apu"), descrevem as dificuldades sofridas pelo protagonista Apu por viver (ou sobreviver) em meio a circunstâncias tão desfavoráveis desde seu nascimento até a vida adulta, porém tentando manter o otimismo e a esperança no futuro.

É sempre difícil falar sobre os filmes de Satyajit Ray - ainda que estes abarquem profundas e intermináveis discussões. Além da clara descrição da condição humana na Índia, "A Canção da Estrada" é um filme que trata de fatos que foram esquecidos, ou perderam o valor nestes tempos modernos: a família sentada na porta de casa durante a noite; o pai escrevendo uma peça de teatro, desejando com essa, conseguir dinheiro; o filho aprendendo, com a ajuda do pai, a escrever; a mãe ajeitando o cabelo da filha; o silêncio da noite sendo quebrado somente pelas vozes. A câmera mostra cada um deles, para depois se afastar, e pintar um quadro da família como um todo. A narrativa nos fala de acontecimentos singelos como: brincar na chuva e, depois, se esconder embaixo de uma árvore pedindo a volta do sol; assistir a uma peça de teatro e sonhar com um mundo quase irreal; ou ainda, o passar de vendedores de doces e crianças que correm em volta dele - uma das mais belas cenas do cinema mundial.

A sensibilidade de Ray para mostrar a passagem do tempo consegue emocionar até mesmo um bloco de cimento: ele mostra o "Grande Mundo" que ataca a pequena vila: o sistema elétrico passando pelo campo; o trem que também corta o campo e deixa as crianças curiosas; e no pequeno mundo da vila, os animais crescendo, uma planta cuidada por uma velha senhora se desenvolvendo, o primeiro encontro com a morte... Este é também um filme sobre a relação Natureza/ Cultura: um jardim de frutas que ajuda a sustentar famílias, e é motivo de brigas; ou a chuva se impondo como uma constante ameaça. É o tipo de filme que provoca lágrimas, não se tendo mais o que pedir ao cinema.

Uma das obras-primas do cinema mundial, incompreensivelmente inédita no Brasil. Foi a estréia espetacular de Ray, chamando atenção para a profundidade do cinema indiano pré-Bollywood.

Em um momento em que a cultura indiana está presente nas rodas de conversa dos brasileiros devido a uma descrição deturpada oferecida por uma novela global, esta é uma oportunidade ímpar de conferir a visão de um povo sob a ótica de um filho dessa bela, mística e sofrida terra. Todos estão convidados!


Assista aqui a uma cena (com legendas em inglês) de A Canção da Estrada:


Sessão Cine Café
Sexta, 08 de maio
20 horas
Nalva Melo Café Salão
Av. Duque de Caxias, 110, Ribeira
Fone: 3212-1655
R$ 2.00
Classificação Indicativa: 12 anos


Exibir mapa ampliado


[FICHA TÉCNICA: "A CANÇÃO DA ESTRADA"]
Título original: Pather Panchali
País: Índia
Ano: 1955
Duração: 120 minutos
Cor: preto e branco
Idioma: Bengali
Gênero: drama
Estúdio: Governo da Bengala Ocidental
Roteiro: Bibhutibhushan Bandyopadhyay (romance), Bibhutibhushan Bandyopadhyay, Satyajit Ray
Direção: Satyajit Ray
Fotografia: Subrata Mitra
Música: Ravi Shankar
Direção de Arte: Bansi Chandragupta
Desenho de Produção: Bansi Chandragupta
Edição: Dulal Dutta
Elenco: Kanu Bannerjee, Karuna Bannerjee, Subir Bannerjee, Uma Das Gupta, Chunibala Devi, Runki Banerjee, Reba Devi, Aparna Devi

Principais premiações: prêmio Melhor Documento Humano e Menção Honrosa no Festival de Cannes, prêmio Golden Gate de Melhor Filme e Melhor Diretor no Festival de São Francisco; Indicado a Palma de Ouro no Festival de Cannes e a Melhor Filme Estrangeiro no BAFTA.



cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.twitter.com/cineclubenatal
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9995 – 4761




Um comentário:

Moacy Cirne disse...

Meus caros,
hoje, no Balaio,
divulgo as sessões de
vocês do indiano Ray.

Um abraço.
E sucesso.