20.5.09

Cineclube Natal - 157ª sessão: O Cavaleiro do Telhado e a Dama das Sombras


O talento de Juliette Binoche no Cinephilie


Nesta quinta-feira, dia 21 de março do corrente ano, o Cineclube Natal e a Aliança Francesa exibirão, dentro do projeto Cinephilie, o belo O Cavaleiro do Telhado e a Dama das Sombras (Le Hussard Sur Le Toit, 1995). A sessão começará às 17:00 horas e a entrada é franca.



No Sul da França do século XIX, um jovem oficial italiano (Olivier Martinez), idealista e fugitivo do exército francês, tenta voltar ao seu país. A seu redor, uma epidemia causa o pânico e extermina com tudo. Ele tenta se manter vivo e suas chances aumentam quando encontra uma bela e enigmática mulher (Juliette Binoche), que também está em fuga e busca um misterioso marido desaparecido.

Depois do monumental sucesso de seu "Cyrano de Bergerac", o diretor Jean-Paul Rappeneau tentou criar um filme ainda mais luxuoso e belo, O Cavaleiro do Telhado e a Dama das Sombras, que consiste numa adaptação do romance homônimo do francês Jean Giono. Rappeneau admitiu que o romance era praticamente impossível de adaptar às telas, mas que ficara tão impressionado com a beleza da obra que resolveu assumir o risco. Ao exorbitante custo de 176 milhões de francos, este foi o filme francês mais caro até então. Acabou se tornando um sucesso mundial moderado, sendo eventualmente indicado a 10 "César" (O Oscar francês), ganhando apenas dois, por melhor som e cinematografia - merecidamente.


Além da espetacular fotografia, muito dos méritos do filme reside na química entre os dois atores principais, salientando que o diretor evita com destreza os óbvios estereótipos dos romances ambientados nessa particular época. Embora os personagens estejam evidentemente apaixonados, o respeito mútuo entre eles, o seu código de honra e senso de lealdade se transformam em verdadeiros obstáculos morais para a consumação de seu amor. O desenvolvimento dessa relação e interação entre os personagens consistem num dos pontos mais fortes do filme, conferindo-lhe uma sutileza e profundidade que vão além do que nos é comumente apresentado no chamado "cinema moderno".

A despeito de algumas falhas, em especial a narrativa truncada, O Cavaleiro do Telhado e a Dama das Sombras possui um charme indefinível que mantém a atenção do espectador do seu início ao fim. Com certeza a sensível atuação de Binoche como uma mulher forte de grande senso moral, aliada às espetaculares locações - que fazem deste filme um dos mais belos "road movies" franceses -, tornam O Cavaleio do Telhado e a Dama das Sombras uma obra a ser conferida.


Assita aqui ao trailer de O Cavaleiro do Telhado e a Dama das Sombras:



Sessão Cinéphilie
Quinta-feira, 21 de maio
17 horas
Aliança Francesa
R. Potengi, 459, Petrópolis
Fone: 3222-1558
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre


Exibir mapa ampliado


[FICHA TÉCNICA: "O CAVALEIRO DO TELHADO E A DAMA DAS SOMBRAS"]
Título original: Le Hussard Sur Le Toit
País: França
Ano: 1995
Duração: 120 minutos
Cor: colorido
Idioma: francês
Gênero: drama
Estúdio: Hachette Première, Canal+, Centre Européen Cinématographique Rhône-Alpes, Compagnie Européenne Cinématographique (CEC), Entree Europees Cineatografique, France 2 Cinéma
Roteiro: Jean-Claude Carrière, Nina Companéez, Jean-Paul Rappeneau, Jean Giono (romance)
Direção: Jean-Paul Rappeneau
Produção: Bernard Bouix, René Cleitman
Fotografia: Thierry Arbogast
Música: Jean-Claude Petit
Direção de Arte: François Hamel
Desenho de Produção: Ezio Frigerio, Jacques Rouxel
Figurino: Franca Squarciapino
Edição: Noëlle Boisson
Elenco: Juliette Binoche, Olivier Martinez, Pierre Arditi, François Cluzet, Jean Yanne, Claudio Amendola, Isabelle Carré, Carlo Cecchi, Jacques Sereys, Christophe Odenti, Yolande Moreau

Principais premiações: César de Melhor Fotografia e Melhor Som; Indicado ao César de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Atriz Mais Promissora, Melhor Edição, Melhor Figurino, Melhor Desenho de Produção e Melhor Música.

cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.twitter.com/cineclubenatal
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9404 – 8765

Nenhum comentário: