11.5.09

Cineclube Natal - III Semana do Filme Cult


Uma tela para os malditos
III Semana do Filme Cult começa nesta quarta-feira no TCP

Na próxima quarta feira, quem quiser fugir do surrado circuitão cinematográfico dos shoppings e encarar um programa diferente, terá um motivo a mais para ir até o Tirol, precisamente às 18h30 (exceto no domingo, às 19h), no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, anexo à sede da Fundação José Augusto. Lá estará sendo lançada a III Semana do Filme Cult, que dessa vez apresentará uma programação-surpresa antes das sessões anunciadas. A Semana reúne obras obscuras da cinematografia mundial, negligenciadas pela tradicional ignorância do exibidor brasileiro.



O sucesso das duas edições anteriores motivou a direção do Cineclube Natal a promover mais uma edição da mostra, novamente contando com a colaboração dos cineclubistas Nelson Marques, Gianfranco Marchi e do jornalista e crítico de cinema Rodrigo Hammer. De acordo com Marques, a iniciativa complementa uma série de ações da entidade que atualmente promove sessões periódicas em quatro pontos diferentes da cidade: o Nalva Melo Café Salão, a Assembléia Legislativa, o próprio Teatro d Cultura Popular e, mais atualmente, a Aliança Francesa.



Ter a chance de assistir a cinco filmes de acesso restrito à grande parte do público, é especialmente interessante quando se leva em conta que, da seleção, apenas um dos títulos – o sueco Deixe Ela Entrar (2008) – foi produzido neste século, tratando de um inusitado caso de vampirismo infantil. Relegados ao oblívio ou simplesmente discriminados face à temática controversa dos roteiros, pertencem todos ao nicho das coleções particulares, quando muito, disponíveis através dos emuladores da Internet. Exemplo patente, é o bizarro Lua Negra (1975), ainda menos conhecido que o ultra-cult Sopro No Coração, também de Louis Malle. Programado para a quinta-feira, chegou a ser banido em alguns países por conter sequências que ofenderiam à mentalidade dos “guardiões” da falsa-moral contemporânea.

O Abominável Dr. Phibes - quarta-feira, dia 13

Lua Negra - quinta, dia 14

Na mesma trilha segue o terror mexicano Alucarda (1978). Dirigido por Juan López Moctezuma, não teve melhor sorte que as outras produções da época inspiradas em casos de possessão com direito a nudez, sugestões a lesbianismo e rituais sanguinolentos. Para iniciar a mostra, a organização escolheu o clássico underground O Abominável Dr. Phibes (1971), de Robert Fuest. Tragicomédia trash de contornos românticos, apresenta o mito Vincent Price em uma de suas mais brilhantes atuações na pele do atormentado vilão movido por vingança. O filme teve em 1972 uma sequência fracassada – o ótimo Dr. Phibes Rises Again – a completar magistralmente a saga do personagem.

Alucarda - sexta, dia 15

No sábado, um dia antes do encerramento com Deixe Ela Entrar, o público da mostra vai conhecer A Maldição do Homem Sem Rosto (1958), único exemplar assumidamente “B” do pacote, versando sobre um cadáver remanescente das ruínas de Pompia em busca da mulher amada. Traduzido e legendado exclusivamente para o festival por Rodrigo Hammer, pertence a um ciclo distinto da cinematografia norte-americana dos Anos 1950, época em que o gênero Noir dominava as telas, com poucos realizadores que ousavam apostar noutra linha de entretenimento.

A Maldição do Home Sem Rosto - sábado, dia 16

Deixe Ela Entrar - domingo, dia 17

A III Semana do Filme Cult é oferecida pelo Cineclube Natal em parceria com o Teatro de Cultura Popular Chico Daniel (FJA). Os ingressos somente estarão à venda na bilheteria do TCP, antes das sessões.

Informamos que no domingo, dia 17, haverá ainda a sessão do Cine Vanguarda de maio, adiada do dia 10 para esta nova data. A exibição trará a segunda parte da Trilogia de Apu, "O Invencível", e começará às habituais 17hs. O encerramento da III Semana do Filme Cult terá início logo após, às 19 horas.


P R O G R A M A Ç Ã O


Quarta-feira, 13 - "O Abominável Dr. Phibes"
(trailer)


(The Abominable Dr. Phibes - ING/EUA – 1971)
Direção: Robert Fuest
Com Vincent Price e Joseph Cotten
O Dr. Anthon Phibes conduz a execução premeditada de nove dos médicos que seriam os culpados pela morte de sua esposa durante cirurgia.




Quinta-feira, 14 - "Lua Negra"
(cena)


(Black Moon - FR/ALE – 1975)
Direção: Louis Malle
Com Cathryn Harrison e Joe Dallesandro
Quando se vê isolada em estranha mansão campestre, jovem viajante encara situações surrealistas que envolvem a guarda de uma anciã.




Quinta-feira, 15 - "Alucarda"
(trailer)


(Alucarda - La Hija De Las Tinieblas - MEX – 1978)
Direção: Juan López Moctezuma
Com Tina Romero e Claudio Brook
Noviça apresenta sinais de possessão demoníaca agravados pela presença da misteriosa Alucarda, jovem que surge como sua aliada.




Quinta-feira, 16 - "A Maldição do Homem Sem Rosto"

(Curse Of The Faceless Man – EUA – 1958)
Direção: Edward L. Cahn
Com Richard Anderson e Elaine Edwards
Corpo descoberto em escavação adquire vida e passa a perseguir mocinha nas cercanias do Museu de Pompeia, em Nápoles.




Quinta-feira, 17 - "Deixe Ela Entrar"
(trailer)


(Let The Right One In – SUE – 2008)
Direção: Tomas Alfredson
Com Kare Hedebrant e Lina Leandersson
O desprezado Oscar, menino atormentado, conhece o amor e a vingança através da amizade com Eli, vizinha que descobre ser vampira.




III Semana do Filme Cult
de quarta-feira, 13 a domingo, 17 de maio
18:30 horas (quarta a sábado)
19 horas (domingo)
TCP - Teatro de Cultura Popular 'Chico Daniel'
Rua Jundiaí, 461, Tirol
Fone: 3232-5307
R$ 3,00 ou R$ 12,00 (o pacote com todas as sessões)
Classificação indicativa: 16/18 anos



Exibir mapa ampliado

cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.twitter.com/cineclubenatal
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9995 – 4761

Nenhum comentário: