7.5.09

Cineclube Natal - 156ª sessão: O Invencível



AVISO: A SESSÃO DE "O INVENCÍVEL", CANCELADA NO FINAL DE SEMANA PASSADO, SERÁ EXIBIDA NESTE DOMINGO, DIA 17, NO MESMO HORÁRIO (ÀS 17 HORAS) - A DIRETORIA DO CINECLUBE NATAL PEDE DESCULPAS PELO INCONVENIENTE.



A força do cinema indiano invade o TCP!


Neste domingo, 17 de maio, o Cineclube Natal, em sua parceria com o Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, apresentará a segunda parte da chamada "Trilogia de Apu": o filme "O Invencível" (Aparajito, 1956). A sessão Cine Vanguarda começa às 17:00 horas e a entrada custa módicos R$ 3,00 (três reais), dando direito ainda ao ingresso no encerramento da III Semana do Filme Cult, também realizada pelo Cineclube Natal, de 13 a 17 de maio.


Apu agora é um adolescente. Após viver algum tempo em Benares, o jovem de dez anos muda-se com a mãe para a casa de um tio. Apu freqüenta a escola, local onde é um bom aluno, ao ponto de receber uma bolsa de estudos para estudar em Calcutá. Ele decide partir, deixando a mãe angustiada com sua ida e crescente independência.

A partir de "O Invencível", a narrativa do diretor Satyajit Ray se modifica drasticamente em relação àquela apresentada no filme anterior ("A Canção da Estrada", 1955). O caráter universal sugerido pelo primeiro título da série se desmancha em parte para dar vazão a uma história que ganha tons locais. Apu está crescido e, na Índia colonial, receber uma bolsa de estudos era como ganhar na loteria. A mãe se vê diante de um conflito: por um lado, ela sonha com um futuro promissor para o filho, por outro, não quer ficar sozinha e, a princípio, pede para que Apu fique com ela e siga o ofício do pai como pregador. O rapaz, no entanto, agora ciente da realidade e das possibilidades de desenvolvimento refuta um possível retorno ao passado miserável, preferindo aceitar a chance de estudar em Calcutá e ter uma profissão. Durante este período, faz raras visitas à mãe e, em suas visitas, mal lhe fala. As escolhas de Apu para com sua família marcarão profundamente sua existência, a partir dos acontecimentos apresentados no decorrer deste filme.

De elevado realismo, o cinema de Ray funda-se na escola Italiana a que teve acesso, sobretudo, em Londres. A nostalgia, o desânimo e a compaixão são as suas armas cinematográficas, num país que teimava em não acertar o passo da produção de cinema. Por isso escreveu nos anos 40: "A crueza das imagens do cinema é a própria vida. É inacreditável como um país que inspirou tanta pintura, música, e poesia, falhe perante o realizador de cinema. Ele só tem de ter os olhos abertos e os ouvidos atentos. Deixem-no fazê-lo”.

E ele o fez maravilhosamente! Akira Kurosawa certa vez disse a seu propósito: "Não ter visto o cinema de Ray significa existir no mundo sem ver o sol ou a lua". É essa a força do seu cinema.

Assista aqui a uma cena (com legendas em inglês) de O Invencível, com a música de Ravi Shankar:


Sessão Cine Vanguarda
Domingo, 17 de maio
17 horas
TCP - Teatro de Cultura Popular Chico Daniel
Rua Jundiaí, 461, Tirol
Fone: 3232-5307
R$ 3,00 (excepcionalmente, mas com direito a mais um filme, no encerramento da III Semana do Filme Cult)
Classificação indicativa: 12 anos


Exibir mapa ampliado



[FICHA TÉCNICA: "O INVENCÍVEL"]
Título original: Aparajito
País: Índia
Ano: 1956
Duração: 110 minutos
Cor: preto e branco
Idioma: bengali
Gênero: drama
Estúdio: Epic Productions
Roteiro: Bibhutibhushan Bandyopadhyay (romance), Satyajit Ray
Direção: Satyajit Ray
Produção: Satyajit Ray
Fotografia: Subrata Mitra
Música: Ravi Shankar
Desenho de Produção: Bansi Chandragupta
Edição: Dulal Dutta
Elenco: Kanu Bannerjee, Karuna Bannerjee, Pinaki Sengupta, Smaran Ghosal, Santi Gupta

Principais premiações: Leão de Ouro (melhor filme) no Festival de Veneza, Prêmio Golden Gate de Melhor Diretor no Festival de São Francisco; Indicado a Melhor Filme Estrangeiro no BAFTA.


cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.twitter.com/cineclubenatal
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9995 – 4761



Nenhum comentário: