22.6.09

Cineclube Natal - 162ª sessão: Sacco e Vanzetti


Cinema político no Cine Assembleía

Nesta quinta-feira, dia 25 de junho de 2009, o Cineclube Natal, na sua parceria cativa com a Assembléia Legislativa com o projeto "Cine Assembléia", apresentará o filme italiano Sacco e Vanzetti (1971), do diretor Giuliano Montaldo. A sessão começa às 18:00 horas e a entrada é gratuita - a pipoca também. A classificação etária é 14 anos.


Este consiste num dos melhores filmes do cinema político italiano dos anos 70. Apoiado na tocante canção tema de Joan Baez e Enio Morricone, o cineasta Giuliano Montaldo ( do excelente "Giordano Bruno") reconstituiu a história real dos imigrantes italianos Nicola Sacco e Bartolomeu Vanzetti, acusados de assassinato e levados a julgamento em 1921, nos Estados Unidos. Em um dos julgamentos mais manipulados da história, os dois são condenados à cadeira elétrica por um crime que, sabidamente, não haviam cometido. Ou o delito seria, simplesmente, serem anarquistas? Nos anos seguintes, a luta pela anulação da sentença leva milhares de pessoas às ruas em todo o mundo.

Interessante notar que a película mistura imagens de arquivo com excelente ambientação e figurino. Podemos ver imagens documentais de mobilizações e passeatas ao redor do mundo para que Sacco e Vanzetti fossem libertados. A câmera, muitas vezes, desempenha o papel de um olhar no meio da multidão, o que aumenta em muito a dramaticidade das cenas, em um movimento bastante particular. O roteiro também possui muito ritmo, dando dinamismo aos diálogos - notem que todos os atores curiosamente falam italiano, mesmo a história se passando nos EUA. Destaque para a atuação de Gian Maria Volonté, o grande ator italiano (que atuou , entre outros filmes no clássio "Um Homem Acima de Qualquer Suspeita") no papel de Bartolomeo Vanzetti, com uma soberba atuação digna dos maiores elogios.

A atualidade do filme de Montaldo é impressionante. Narrando a saga dos italianos injustiçados, o diretor aborda temas candentes em nossa sociedade como a manipulação da justiça, farsas processuais, dentre outros, que mantém sua relevância. Mesmo que nós saibamos os reais motivos da acusação falsa, o filme esmiuça, com grande competência, a construção dos subterfúgios, o interesse de transformar e caso e sua punição em um exemplo para conter a atividade de cunho anarquista . O filme é extremamente relevante nos dias de hoje por mostrar na figura dos italianos grande parte dos preconceitos e pré-julgamentos feitos a grupos étnicos como os mulçumanos e outros, não apenas nos Estados Unidos mas mundo afora.

Proibido no Brasil durante a ditadura militar, Sacco e Vanzetti é um filme inesquecível sobre uma página obrigatória contemporânea. Imperdível para aqueles que desejam uma reflexão madura sobre a pena de morte - e suas irreversíveis consequencias.

Assista aqui ao trailer (com legendas em português) de Sacco e Vanzetti:


Sessão Cine Assembléia
Quinta-feira, 25 de junho
18 horas
Assembléia Legislativa
Praça 7 de Setembro, s/n, Cidade Alta
Fone: 3232-5761
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 14 anos


Exibir mapa ampliado

[FICHA TÉCNICA: "SACCO E VANZETTI"]
Título original: Sacco e Vanzetti
País: Itália / França
Ano: 1971
Duração: 120 minutos
Cor: preto e branco / colorido
Idioma: italiano
Gênero: drama, histórico
Estúdio: Jolly FIlm, Unidis Largo Messina, Theatre Le Rex S.A., Ital-Noleggio Cinematografico
Roteiro: Fabrizio Onofri, Giuliano Montaldo, Mino Roli, Ottavio Jemma
Direção: Giuliano Montaldo
Produção: Arrigo Colombo, Giorgio Papi
Fotografia: Silvano Ippoliti
Música: Ennio Morricone
Figurino: Enrico Sabbatini
Edição: Nino Baragli
Desenho de Produção: Aurelio Crugnola
Elenco: Gian Maria Volontè, Riccardo Cucciolla, Cyril Cusack, Rosanna Fratello, Geoffrey Keen, Milo O'Shea

Principais premiações: Melhor Ator (Riccardo Cucciolla) no Festival de Cannes, Melhor Ator (Riccardo Cucciolla), Melhor Nova Atriz (Rosanna FRatello) e Melhor Trilha Sonora (Ennio Morricone) pelo Sindicato Italiano de Críticos; Indicado a Palma de Ouro (Giuliano Montaldo) no Festival de Cannes


cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.twitter.com/cineclubenatal
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9995 – 4761


Nenhum comentário: