28.12.11
Colaboradores do Cineclube Natal confraternizam-se
16.12.11
Aviso de recesso
4.12.11
Festival Goiamum Audiovisual realiza nos dias 8 e 9/11 a Mostra Nacional Curta Goiamum
Por sugestão do próprio MINC/SAV procuramos o IFRN cidade alta que atua na área cultural, parar ser nosso parceiro e gerir o recurso (pois, só Instituição pública poderia receber recursos federais), ou seja, próprio Ministério da Cultura criou uma saída para não deixar de apoiar o Goiamum e ainda dobrou o valor do apoio (R$ 100.000,00) e isso nos deixaram muito honrados, pois, mostra que temos prestígio junto ao Governo Federal e que o nosso projeto está sendo reconhecido.
Ao iniciarmos as discussões burocráticas de organização e uso do recurso em novembro, nos deparamos com a limitação do encerramento do ano fiscal do IFRN que acontece dia 4 de dezembro, como tudo deve ser por licitação e tomada de preço, e estas só podem acontecer com o dinheiro na conta do IFRN, e o MINC não garantiu uma data exata para o repasse, poderia acontecer de o dinheiro chegar e ter que ser devolvido sem utilizar, pois, em dezembro devem ser devolvidas as verbas das Instituições Federais que não foram usadas (regras do Governo).
Ou seja, como ficamos amarrados pela tramitação do MINC e do IFRN achamos melhor suspender o repasse e no próximo ano solicitar novamente, ao invés de receber e ter que devolver (ficando mais difícil para solicitar novamente depois). Enfim não é culpa do IFRN e da SAV, mas, da burocracia do serviço publico a que ficamos submetidos.
Queremos enfatizar aqui que a Secretaria Extraordinária de Cultura do Governo do Estado, o Sesc-RN firmaram parceria muito importante com o Festival para a realização da V edição, garantindo atividades de capacitação com convidados nacionais e a participação de realizadores independentes de outros Estados participarem do evento, bem como, o IFRN continua parceiro do Festival.
A V edição do Festival Goiamum Audiovisual, que tem como tema As Artes e o Cinema, estava pronta para acontecer em dezembro, mas, tivemos que nos adequar a nova conjuntura. Nos comunicamos com todos os convidados os quais compreenderam a situação e permanecem em nossa programação, que está prevista para acontecer no primeiro semestre de 2012, sem data confirmada.
Na programação estão previstas: 7 mostras, 2 oficinas, 1 workshop, 6 palestras, 2 Encontros, 1 lançamento de livro, programação paralela e festa de encerramento.
A programação detalhada da V edição será lançada no dia 08 de dezembro, às 19h no Teatro de Cultura Popular, juntamente com a exibição da Mostra Curta Goiamum, que segue até o dia 09 deste.
MOSTRA CURTA GOIAMUM – Competitiva Nacional de Curta Metragem
Resolvemos manter a exibição da Mostra Curta Goiamum, para não quebrar a expectativa dos realizadores nacionais que se inscreveram.
30.11.11
Mostra "Ética e Estética no Cinema de Walter Salles"
Adão ou Somos Todos Filhos da Terra (1999) - 8 min
O Primeiro Dia (1999) - 76 min
01.12
Socorro Nobre (1995) - 23 min
Central do Brasil (1998) 112 min
Uma Pequena Mensagem do Brasil (2002) - 6 min
Abril Despedaçado (2002) - 105 min
3.10.11
Nelson Marques, do Cineclube Natal, concede entrevista para o Portal do Curta
O vídeo da entrevista segue abaixo:
28.9.11
Cine Assembleia: "Pro Dia Nascer Feliz"
João Jardim, com o intuito de investigar o relacionamento do adolescente com a escola, colheu depoimentos de alunos e professores de seis escolas de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro, com realidades sociais distintas. É construído um mosaico de situações que nos apresenta de forma real a falência do sistema educacional brasileiro: a falta de afetividade e de atividades que interessam aos jovens na escola, a apatia e indisciplina dos alunos, a desistência e descaso da equipe pedagógica, o mau investimento e a má gestão do dinheiro público. Mas também os sonhos, esperanças e luta da juventude brasileira. Possibilitando um bom momento de reflexão e discussão.
A exibição do longa é gratuita e aberta ao público em geral. Acontecerá as 18h no prédio da Assembleia Legislativa. A escola convidada será a Escola Estadual José Vieira, de São Gonçalo do Amarante. A classificação indicativa do filme é livre e a pipoca é cortesia da casa!
Nota: Pede-se aos participantes que não trajem bermudas. Aconselha-se ainda que levem casacos devido à temperatura do local.
4.9.11
Mostra “John Cassavetes” é oportunidade para conhecer o pai do cinema independente americano
A carreira do diretor teve fim em 1989, com sua morte por cirrose hepática, aos 59 anos. “Se eu puder, farei filmes com não-profissionais, com pessoas que se permitem sonhar com uma recompensa diferente do dinheiro, pessoas com um desejo frenético de participar de algo criativo sem saberem exatamente o quê. Fazer filmes é prazer em estado puro”, declarou Cassavetes.
13.09 – Sombras (1959): Ben leva uma vida errante, sem muitos propósitos. Sua irmã Lelia está prestes a se apaixonar e sofrer. O outro irmão Hugh tenta uma carreira como músico, mas não tem tido muita sorte. O trio se envolve numa rede de amores, mentiras e preconceitos. Tudo ligado pelo jazz. O primeiro longa do diretor é considerado pela crítica um manifesto do novo cinema independente americano, utilizando técnicas do documentário, com atores e técnicos não-profissionais, e aplicando o cinema direto e a improvisação no domínio da ficção. Consegue capturar a essência da era beat e o início de uma grande mudança que se preparava para acontecer. O racismo deixava de ser tão evidente e tomava lentamente a forma de tabu.
14.09 - Faces (1968): O casamento de Richard e Maria está em crise. Numa noite, ele deixa a mulher para ir ao encontro da jovem Jeannie, que conhecera recentemente. Maria também sai com as amigas, à procura de diversão, e conhece Chet, um rapaz que não mede esforços em agradá-las. A noite é intensa, mas chega ao fim.
15.09 - Amantes (1984): Sarah Lawson está à beira do divórcio. Tem andado fora e dentro de instituições psiquiátricas e, subitamente, a sua filha Debbie decide ir viver com o pai, farta do seu obsessivo cerco maternal. Após uma viagem pela Europa, a fim de se recuperar das depressões, Sarah regressa na mesma e é rejeitada pela filha e pelo marido. Decide, então, ir viver com o seu irmão, Robert. Robert, um escritor divorciado, vive rodeado de belas mulheres, segundo ele, para recolher material para um livro sobre a vida noturna. Repentinamente, o seu filho Albie, de oito anos, é deixado aos seus cuidados pela ex-mulher e, do dia para a noite, Robert vê-se a braços com uma estranha e inesperada família em casa, que o obriga a mudar todos os seus hábitos, principalmente, em matéria de mulheres.
16.09 - A Morte De Um Bookmaker Chinês (1976): Cosmo Vitelli (Ben Gazzara) é proprietário de uma boate de strip-tease em Los Angeles. Ele fez uma alta dívida no jogo de pôquer, mas não tem dinheiro para quitá-la. Em troca, a Máfia exige que ele mate um bookmaker chinês para saldar a dívida.
17.09 - Uma Mulher Sob Influência (1974): Nick Longhetti (Peter Falk) está sobrecarregado, devido ao seu trabalho em um estaleiro. Sua esposa Mabel (Gena Rowlands) passa por uma fase difícil, vivendo em constante desequilíbrio emocional, o que a leva à depressão. Quando os filhos começam a serem afetados pelo estado de Mabel, Nick é obrigado a hospitalizá-la. Só que isto faz com que ele tenha também que assumir o controle de sua casa.
18.09 - Noite De Estréia (1977): Numa noite chuvosa, na saída dos bastidores, Myrtle (Rowlands), atriz e estrela do teatro, vê um retrato de quem ela foi numa jovem fã à procura de um autógrafo seu.Ela encara seu primeiro papel de mulher mais velha e a possibilidade de sucesso pode significar que Myrtle está envelhecendo, perdendo a beleza que sempre teve. Uma reflexão sobre o envelhecimento e sobre ser bela, Noite de Estréia também revela-se um filme fascinante sobre o palco e o teatro visto pelo cinema pessoal de Cassavetes.
22.7.11
“Morena/Loira - O Cabelo no Cinema”

14.6.11
Cine Assembleia de Junho exibe filme japonês "Madadayo"
Nota: Pede-se aos participantes que não trajem bermudas. Aconselha-se ainda que levem casacos devido à temperatura do local.
Mais sobre a programação do Cineclube Natal em 2011: http://tinyurl.com/459ls3m
24.5.11
Cine Assembleia de Maio: "Eleição"
Crítica recomendada: http://tinyurl.com/423ncph (Cine Repórter, por Rodrigo Carreiro)
13.5.11
Pesadelo mudo de Dementia e A Centopeia Humana são destaques entre outras preciosidades do gênero
PROGRAMAÇÃO
16/05 – Segunda-Feira
O Homem de Palha (The Wicker Man, ING, 1973)
Direção: Robin Hardy
Elenco: Edward Woodward, Christopher Lee, Britt Ekland
Sinopse - Policial é chamado a vilarejo em ilha afastada para investigar desaparecimento de menina e se depara com macabro culto pagão em louvor a gigantesco ídolo de palha.
Curta-Metragem
The Hearts of Age (1934) – 8 min.
Direção: Orson Welles/William Vance
Sinopse – Uma sucessão de imagens alinhavadas aleatoriamente e influenciadas pelo Surrealismo. Considerado esboço para o que Welles faria em Cidadão Kane.
_____________________
17/05 – Terça-Feira
Palhaços Assassinos (Clownhouse, EUA, 1989)
Direção: Victor Salva
Elenco: Nathan F. Winters, Brian McHugh, Sam Rockwell
Sinopse – Pouco antes do Halloween, três irmãos isolados numa casa são ameaçados por três dementes foragidos que roubam fantasias de palhaços de circo para barbarizar.
Curta-Metragem
O Solitário Ataque de Vorgon (2010) – 6 min.
Direção: Caio Dandrea
Sinopse – Saga de Vorgon, sujeito atormentado pela perda da namorada, que se vê transformado em criatura gigante.
______________________
19/05 – Quinta-Feira
Dementia (Dementia, EUA, 1955)
Direção: John Parker
Elenco: Adrienne Barrett, Bruno VeSota, Ben Roseman
Sinopse – Mulher desperta de pesadelo num quarto de hotel barato e encontra diversos personagens noite adentro que a aterrorizam por circunstâncias ligadas a um passado sombrio.
Curta-Metragem
La Jetée (1962) – 28 min.
Direção: Chris Marker
Sinopse – Colagem de fotografias ilustra futuro apocalíptico após guerra que destrói o planeta em saltos temporais. Inspirou Os 12 Macacos, de Terry Gilliam.
_____________________
20/05 – Sexta-Feira
Alice (Neco z Alenky, TCH, 1988)
Direção: Jan Svankmajer
Elenco: Kristýna Kohoutová
Sinopse – A visão de Svankmajer do clássico de Lewis Carroll com apenas o personagem principal em meio a títeres em stop-motion.
Curta-Metragem
La Cravate (1957) – 20 min.
Direção: Alejandro Jodorowsky
Sinopse: Adaptação com o típico toque “jodorowskiano” de romance de Thomas Mann sobre mulher que literalmente “troca as cabeças” entre marido e amante.
_____________________
21/05 – Sábado
Os Olhos Sem Rosto (Les Yeux Sans Visage, FRA, 1960)
Direção: Georges Franju
Elenco: Pierre Brasseur, Alida Valli, Juliette Mayniel
Sinopse - Brilhante cirurgião ajudado pela assistente, rapta jovens com a finalidade de remover partes de seus rostos e implantá-las no de sua filha desfigurada.
Curta-Metragem
Meshes Of The Afternoon (1943) – 14 min.
Direção: Maya Deren/Alexander Hammid
Sinopse – Em clima onírico, a jornada de uma mulher e seu universo particular de delírio num apartamento sombrio.
_____________________
22/05 – Domingo
A Centopeia Humana (The Human Centipede-First Sequence, HOL, 2009)
Direção: Tom Six
Elenco: Dieter Laser, Ashley C.Williams, Ashlynn Yennie
Sinopse – Cientista louco sequestra trio de turistas a fim de “remontá-los” como uma nova espécie de animal: uma centopeia humana formada pela emenda de suas bocas com seus retos.
Curta-Metragem
Escola de Carteiros (1947) – 16 min.
Direção: Jacques Tati
Sinopse - Tati, depois de ter as primeiras lições de carteiro, arma a maior confusão no seu novo emprego.
15.3.11
Cineclube Natal - I MOSTRA CINE FEMINISTA DE NATAL
Apostando no cinema como linguagem provocadora e na ética do “faça você mesm@”, a mostra acontece de modo simultâneo em várias capitais do país, e é localmente representada pelo coletivo Wen-Do Natal, com o apoio da Associação Cultural Cineclube Natal e do Nalva Café Salão.
A escolha dos filmes foi permeada pela orientação do grupo, que longe de se focar nos limites da identidade, almeja abraçar a diversidade e a igualdade de direitos. Os títulos abrangem assim, um rico percurso espaço-temporal, reunindo realidades culturais, éticas e estéticas distintas, mas que têm em comum a difícil luta pela emancipação da mulher, como ponto essencial da busca pela liberdade.
Em Natal, a Mostra Feminista acontece no período de 16 a 18 de março de 2011, sempre às 19hs no Nalva Café Salão (Av. Duque de Caxias, 110, Ribeira).
PROGRAMAÇÃO
Dia 16/03
-“Moolaadé”, produzido no Senegal, discute a prática nativa da circuncisão feminina. A história gira em torno de seis jovens que escapam da tradicional cerimônia africana. Duas delas vão para a cidade, enquanto outras quatro são protegidas pela esposa de um chefe da tribo.
Dia 17/03


Saiba mais sobre o Festival Vulva La Vida:
http://festivalvulvalavida.wordpress.com/
Twitter | Facebook | Grupos | Orkut
(84) 8805 - 4666 | (84) 9406 – 8177
Av. Hermes da Fonseca, 407, Mercado de Petrópolis, box 51, Tirol, 59020-000 - Natal/RN