7.2.08

Cineclube Natal - 110ª Exibição: O Decálogo - partes IX e X



Última oportunidade para conferir
os 10 mandamentos da sétima arte

O Decálogo - partes IX e X


O Cineclube Natal, em parceria com a Livraria Paulus exibirá próximo sábado, dia 09 de fevereiro, às 10:00 horas, as duas últimas partes de uma das maiores obras cinematográficas de todos os tempos, O Decálogo, de Krysztof Kieslowsky. A série completa do cineasta polonês reúne dez episódios inspirados nos mandamentos bíblicos do Velho Testamento. O Cineclube Natal já exibiu oito capítulos, terminando a saga no próximo sábado.

O Decálogo lança em dez média-metragens - de uma hora cada - um novo olhar sobre os dez mandamentos católicos. Mas para você que não conhece o tema, não é um estudo religioso. O filme como um todo pode ser até considerado teológico, mas é, antes de tudo, uma indagação religiosa de até onde o código moral proposto pelos mandamentos poderia ser seguido nos dias de hoje.

Os capítulos a serem exibidos são: IX- Não Desejarás a Mulher do Próximo e X- Não Cobiçarás As Coisas Alheias. No primeiro, um homem impotente insiste que sua esposa tenha um caso extra-conjugal. No segundo, dois irmãos descobrirão que o pai falecido possuía um segredo que pode lhes valer muito dinheiro: um raro selo. Partindo dessas simples premissas, o diretor polonês elabora verdadeiros estudos sobre a ética nas relações humanas, sem nunca cair em longos embates filosóficos sobre o que ocorre, deixando isso a cargo do incauto espectador.

O Cineclube Natal encerrará, portanto, o que considera um verdadeiro trabalho de amor ao cinema. Ainda sem lançamento nacional (a distribuidora Versátil prometeu um lançamento este ano), o Cineclube Natal exibiu legendado uma das maiores obras do cinema mundial, que o crítico americano Roger Ebert descreveu como "extraordinário".


Sessão Livraria Paulus
Sábado, 09 de Fevereiro
10h
Livraria Paulus
(Rua. Coronel Cascudo, 333, Cidade Alta)
Informações: 3211-7514
Entrada franca





2 comentários:

Capitão-Mor disse...

Este "Noite dos Mortos Vivos" que vai ser exibido é o original de George Romero? Qual o horário e preço das sessões?
Abraço

Gianfranco Marchi disse...

Sim, é o de do mestre Romero, amigo. As sessões no Nalva Café são sempre às 20:00 horas e custam 2 reais.