7.5.12

#Sobre os filmes da VI Semana do Filme Cult: A Mulher Macaco

A partir de hoje, postaremos todos os dias a ficha técnica e curiosidades sobre cada um dos filmes que serão exibidos na VI Semana do Filme Cult, para já ir dando aquela vontade de participar! Então, acompanhem e escolham seus títulos favoritos!



A Mulher Macaco (La Donna Schimmia) – ITA/FRA - (1964)
Direção: Marco Ferreri – Duração: 92 min.
Elenco: Ugo Tognazzi, Annie Girardot, Achille Majeroni
Sinopse: o filme é inspirado na história verídica de Julia Pastrana (Girardot), mulher do Século XIX explorada como atração de Freak Show por seu empresário Theodore Lent (Tognazzi). Descoberta por Lent num convento em Nápoles, a mulher, coberta de pelos, casa-se com ele por imposição das freiras. Posteriormente, é levada a se apresentar diante do populacho napolitano.

"A Mulher Macaco" será exibido na terça-feira (15), durante a Semana do Filme Cult.

CURIOSIDADES

A sequência do casamento entre Theodore e Julia é considerada até hoje uma das mais bizarras da História do Cinema, interpretada como espécie de transgressão aos dogmas da Igreja Católica italiana.

Embora algumas classificações equivocadas considerem A Mulher Macaco uma Comédia de Costumes, o filme dificilmente escapa ao rótulo de Drama de contornos trágicos, como bem Ferreri talvez o tenha concebido.

O fato da pelagem de Julia Pastrana ter irritado os censores italianos, tem a ver com a imagem da mulher como símbolo da pureza e integridade sexual, conceito que o realizador trata de demolir assim que sua figura é apresentada.

Nenhum comentário: