9.5.12

#Sobre os filmes da VI Semana do Filme Cult: Performance


Performance (Performance) – ING – (1970)
Direção: Donald Cammell/Nicolas Roeg  - Duração: 105 min.
Elenco: James Fox, Mick Jagger, Anita Pallenberg
Sinopse: Chas (James Fox) é o capanga de um gangster comprometido com negócios paralelos. A fim de se esconder do patrão, refugia-se em mansão londrina decadente, onde o excêntrico performer Turner (Jagger) convive com duas amantes. De início contrário à permanência do estranho, Turner passa a interagir com Chas, até ir gradativamente dominando sua personalidade.

"Performance" será exibido na quarta-feira (16) durante a Semana do Filme Cult.

CURIOSIDADES

Rodado em 1968 com o título provisório de The Liars e posteriormente The Performers, o filme só seria lançado dois anos mais tarde com montagem diferente do “final cut” de Cammell devido a problemas com a Warner Bros.

Um dos planos de Chas saindo da mansão acompanhado por outros capangas, foi colocado em reverso na moviola. Como resultado, surgem os carros andando de trás para frente.

Durante uma exibição-teste realizada em Santa Monica (CA) em Março de 1970, a mulher de um executivo da Warner chegou a vomitar, chocada por algunas cenas.

Algumas das cenas de sexo eram tão explícitas na primeira montagem, que o laboratório de revelação recusou-se a fazê-la, lembrando a Legislação anti-pornografia.

Marlon Brando chegou a ser cogitado para o papel do gangster, mas rejeitou. A atriz Tuesday Weld foi lembrada para interpretar o papel de Pherber (vivida por Pallenberg) e Mia Farrow para a parte de Lucy. Não aceitou, por ter se machucado pouco tempo antes. Donald Cammell pediu a James Fox que fizesse laboratório com gangsters de verdade do East London, para trabalhar seu personagem. Já Anita Pallenberg, entrou em substituição a uma Marianne Faithfull grávida.

O filme teria sido parcialmente inspirado em Jorge Luís Borges, com diversas referências citadas ao longo da exibição (vide o retrato mostrado próximo ao final).

As cenas de sexo entre Jagger e Pallenberg levaram o namorado da musa, Keith Richards, a se aborrecer seriamente durante as filmagens. Conta-se que se recusou a gravar a faixa Memo From Turner – presente na trilha-sonora – sendo substituído pelo guitarrista Ry Cooder.

Nenhum comentário: