11.5.12

#Sobre os filmes da VI Semana do Filme Cult: A Cruel Picture




A CRUEL PICTURE – En Grym Film – SUE - (1974)
Direção: Bo Arne Vibenius – Duração: 104 min.
Elenco: Christina Lindberg, Heinz Hopf, Despina Tomaz
Sinopse: Após ser violentada por homem mais velho quando criança, mulher perde a voz e passa a frequentar terapia para recuperá-la. Certo dia, a caminho de uma das sessões, é raptada por um homem que junto à sua quadrilha, decide torná-la escrava sexual. Dessa vez, esboça-se uma reação que gradativamente se transforma em terrível vingança.

"A Cruel Picture" será exibido na sexta-feira (18) da Semana do Filme Cult

CURIOSIDADES

O filme possui diversas metragens ao redor do mundo, devido aos cortes que sofreu: além da duração original de 104 min, 80 no Reino Unido, 82 nos Estados Unidos e 92 minutos na Austrália.

Com o intuito de se recuperar de um fracasso anterior no Cinema de seu país, o sueco Bo Arne Vibenius realizou o filme com a intenção de criar uma obra extremamente comercial. Os atores tinham uma cláusula no contrato que os obrigava a não revelarem a identidade do diretor.

A censura sueca baniu o filme em 4 de Abril de 1973. Apesar da frase publicitária que cita o fato, esta não é a primeira produção a ser proibida naquele país, e sim o lendário Trädgardsmästaren.

Cristina Lindberg não tinha carteira de motorista, mas se arriscou a dirigir no filme mesmo assim, com um policial deitado no chão do carro, a passar as marchas. Durante a pré-produção do filme, acabou presa ao treinar tiro, acusada de estar mirando na vizinhança.

Por muito tempo perdurou o boato de que um cadáver de verdade teria sido usado na cena em que o olho de Madeleine é removido com um bisturi. Numa entrevista de 2006, a própria atriz confirmou a versão, declarando que o corpo era de uma jovem que cometera suicídio.

O diretor Bo Arne Vibenius surge numa das cenas como o vendedor de hot-dog que mostra a Madeleine o caminho até o cais.

Nenhum comentário: