10.5.12

#Sobre os filmes da VI Semana do Filme Cult: A Mulher Demônio



A MULHER DEMÔNIO (Onibaba) – JAP - (1964)
Direção: Kaneto Shindo – Duração: 103 min.
Elenco: Nobuko Otowa, Jitsuko Yoshimura, Kei Sato
Sinopse: Mãe e mulher de um soldado no Japão do Século XIV vivem de emboscadas a samurais feridos, matando-os e entregando os despojos a um mercador ganancioso. A mais velha passa a usar uma máscara que não mais lhe sai do rosto, despertando a desconfiança da mais jovem, que a toma por encarnação de um demônio. Inicia-se um terrível embate psicológico, de consequências aterrorizantes.

"A Mulher Demônio" será exibido na quinta-feira (17) da Semana do Filme Cult.

CURIOSIDADES

O filme chegou a receber classificação negativa da BBFC na Inglaterra, em 1965, mas acabou liberado em 1968 com o temido X, além de alguns cortes.

A máscara usada pela matriarca inspirou o cineasta William Friedkin na projeção de uma das transfigurações da menina de O Exorcista enquanto possuída.

Shindo aproveita os elementos visuais do Teatro Nô no que se refere à mesma máscara. Se rodado em cores, decerto que o efeito sinistro do artefato se perderia.

Críticos apontam a perícia de Shindo no tratamento dos personagens, principalmente através do uso de paradigmas etários colocados em um plano de jogo de rivalidade entre as duas mulheres.  

Nenhum comentário: