20.5.12

#Sobre os filmes da VI Semana do Filme Cult: SALÓ OU OS 120 DIAS DE SODOMA



 SALÓ OU OS 120 DIAS DE SODOMA – Salò o Le 120 Giornate di Sodoma – ITA/FRA - (1975)
Direção: Pier Paolo Pasolini – Duração: 145 min.
Elenco: Paolo Bonacelli, Giorgio Cataldi, Aldo Valletti
Sinopse: Ambientado no estado italiano de Salò, em 1944, o filme descreve um “feriado” comemorado entre quatro nobres da elite totalitária cuja diversão central inclui uma orgia com jovens subjugados aos seus desígnios. Três ciclos de perversões são executados durante a festa: o Ciclo das Manias, o Ciclo da Merda e o Ciclo do Sangue. 

CURIOSIDADES

A versão em DVD da Criterion, lançada em 1998, foi retirada do mercado devido a problemas de Direitos Autorais. Originais considerados os DVDs mais caros do mundo, chegam hoje a valer US$ 600 ou mais, caracterizados por uma fita branca em torno da caixa.

Quando o filme estreou na Alemanha Ocidental, em Fevereiro de 1976, suas cópias foram apreendidas por ordem judicial. Após a tradicional pendenga jurídica, foi liberado sem restrições.

A denominação “Salò” se refere à cidade vizinha ao Lago Garda onde o filme é ambientado. É óbvia a correlação entre o topônimo e o regime fascista de Benito Mussolini.

Salò é a primeira parte da Trilogia da Morte – contraposta à polêmica Trilogia da Vida - cujos episódios subsequentes jamais seriam rodados.

Quando perguntado sobre o tipo de público ao qual o filme seria dirigido, Pasolini respondeu: “A todos. A pessoas como eu.”

Ennio Morricone, responsável pela trilha jazzística de Saló, declarou-se extremamente incomodado pelo que assistira durante a projeção.

A sequência na qual uma jovem devora excrementos foi definida pelo diretor, como “metáfora para o consumismo dos capitalistas e a ascendência da cultura ‘junk food’" então em voga.

Pasolini foi assassinado antes do lançamento do filme.

Nenhum comentário: